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Apresentação do Curso

O curso de Mestrado em Ciências da Educação é uma oportunidade de formação para todos aqueles que querem compreender os percursos educativos das pessoas e das comunidades e encontrar e construir respostas adequadas aos contextos atuais.
O seu objetivo principal consiste na formação para a pesquisa científica socialmente relevante, de docentes e investigadores, de formadores, de técnicos e especialistas nas áreas do planeamento, administração, de educação de adultos, de supervisão pedagógica e de educação inclusiva.
A atual estrutura do curso de mestrado em Ciências da Educação da Universidade Lusófona de Lisboa oferece 4 áreas de especialização para além de uma formação generalista comum a todas elas: especialização em Políticas Públicas e Contextos Educativos; especialização em Formação de Adultos e Intervenção Comunitária; especialização em Supervisão Pedagógica; especialização em Educação Inclusiva.

Razões para frequentar este curso

  • O Mestrado de Ciências da Educação permite-lhe aprofundar a diversidade de olhares sobre a educação.
  • Permite-lhe compreender o percurso educativo do homem no seu dever histórico e entender os contextos educativos e as políticas públicas de educação.
  • Com o Mestrado de Ciências da Educação aprende a orientar os diversos atores educativo assim como a lutar conta a exclusão educativa e social.

Objetivos

Fornecer uma formação para a pesquisa científica como bem social, e o estudo dos processos de mudança das práticas educativas e sociais de docentes e investigadores, de formadores e animadores, de técnicos e especialistas nas áreas do planeamento, de educação de adultos, de supervisão pedagógica e de educação inclusiva;
Proporcionar uma formação especializada em duas das quatro áreas para responder a novas funções emergentes nos sistemas de educação e formação para os quais propõe os seguintes objetivos específicos:
Compreender o impacto das Políticas Públicas na definição de conceções e práticas educativas generalizadas;
Adequar o desafio de uma educação ao longo da vida na perspetiva da educação permanente e das trocas de saberes pertinentes para os contextos e vidas de adultos;

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- Ser capaz de conhecer e utilizar corretamente conceitos específicos de várias unidades curriculares do Curso;
- Ser capaz de ler criticamente pesquisas na área de Ciências Sociais, nomeadamente na área da educação e formação;
- Ser capaz de analisar e compreender factos e processos educativos em qualquer contexto, quer em grupo, quer individualmente, propor soluções e intervir direta ou indiretamente na mudança;
- Ser capaz de conceber, planificar, incrementar e avaliar projetos educativos, formais ou não formais, tendo em conta as necessidades das pessoas ou das comunidades e os contextos onde se inserem; 
- Ser capaz de trabalhar individualmente e em grupo;
- Ser capaz de identificar um problema e construir um projeto de pesquisa adequado.

Público Alvo Profissionais da área da Educação, Administração, Ciências Sociais e Ciências da Saúde que atuam ou pretendam atuar como docentes, gestores educacionais ou formuladores e avaliadores de políticas educacionais.

Condições de ingresso Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:

a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;

b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;

c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;

d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.

Processo Seletivo Critérios de seriação:

- 50% nota da habilitação anterior

- 50% apreciação curricular Candidatos sem habilitação anterior ou sem classificação da habilitação anterior:

- 75% apreciação curricular

- 25% Motivação e Justificação