DOUTORADO EM

SERVIÇO SOCIAL

maos-idosas-fe.jpg

APRESENTAÇÃO

A Universidade dispõe, mediante reconhecimento oficial em tempo concedido, da capacidade para atribuir o grau de doutor em vários ramos do conhecimento, tendo aquele ato de reconhecimento marcado a entrada da instituição numa fase de maturidade do respectivo projeto universitário.

A função de formação doutoral representa para a Universidade mais um serviço público a cumprir, o qual assume uma relevância e dignidade agravadas por se referir ao desenvolvimento das mais altas competências pessoais aplicadas às ciências e ao saber.

Do cumprimento desse serviço resultarão ganhos que se exprimirão logo no plano do desenvolvimento pessoal dos doutorandos e num quadro de valorização dos mundos académico e científico portugueses.

Particularmente, neste domínio, a Universidade optou por um modelo de formação doutoral que a envolverá direta e ativamente nos processos de doutoramento, dando a estes um suporte institucional efetivo.

Este modelo, sem prejudicar a possibilidade de candidatura direta a doutoramento, aponta especificamente para a organização de cursos de doutoramento que, de modo personalizado, enquadrem, estimulem e orientem intenções e esforços de investigação, oferecendo-se por essa via condições para o domínio das técnicas e metodologias de investigação e para o aprofundamento do conhecimento em domínios que interessem aos projetos individuais de doutoramento.

Para concretizar este modelo, considerando as exigências desta função formativa avançada, a Universidade tem vindo a organizar os correspondentes meios de apoio à investigação, criando e disponibilizando modernas e adequadas infraestruturas e dotando-as da melhor instrumentação científica, logo de base informativa e documental.

Saliente-se, ainda, que tendo sido intenção desta Instituição incentivar a internacionalização dos estudos de doutoramento, procurando realizar este efeito mediante a celebração de protocolos com outras instituições suas congéneres.

O cumprimento de todos estes objetivos é assumido como tarefa especialmente exigente, havendo particularmente uma colaboração estreita entre todos, corpo docente, doutorandos e serviços académicos e científicos.

DESTINATÁRIOS

Podem candidatar-se ao doutoramento:

Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal;

Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico legal e estatutariamente competente da universidade onde pretendem ser admitidos;

Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico legal e estatutariamente competente da universidade onde pretendem ser admitidos.

PLANO DE ESTUDOS

1.º Ano

MÓDULOS

2.º Ano e 3.º Ano

Desenvolvimento da Tese (24 meses)

FUNCIONAMENTO DO CURSO

TURMAS INICIANDO EM JANEIRO/2018 

Os módulos ocorrerão em Portugal, na sede das Universidades.

Os candidatos que optarem em assistir aos Módulos do ciclo de estudos entre os dias 15/01 a 16/02/2018, serão matriculados no ano letivo 2017/2018. O Curso de Doutorado tem duração de 4 anos. Os alunos que concluírem com êxito a parte curricular (ciclo de estudos) do Curso e tiverem o seu Projeto de Pesquisa aprovado, terão um orientador nomeado e seguirão para a elaboração da Tese, tendo três anos para concluir a mesma e depositá-la na sede da Universidade para que seja organizada a Banca de defesa da Tese, que ocorrerá na sede da Universidade, em Portugal.

RECONHECIMENTO DO TÍTULO

Os Cursos são reconhecidos em todos os países integrantes da União Europeia. No Brasil, todo o processo de reconhecimento de diplomas de cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) expedidos por universidades estrangeiras deverão seguir as orientações da Resolução do MEC/CNE/CES nº 03 de 22 de junho de 2016 – site da CAPES: http://www.capes.gov.br/acessoainformacao/perguntas-frequentes/avaliacao-da-pos-graduacao/7423-revalidacao-de-diplomas-obtidos-no-exterior.

DOCUMENTAÇÃO PARA ANÁLISE DE CANDIDATURA

A documentação deverá ser enviada para o e-mail: contato@forum-pi.com.br

Curriculum atualizado;

Diploma da Graduação;

Histórico da Graduação;

Diploma do Mestrado;

Histórico do Mestrado;

Comprovante de residência;

RG;

CPF;

Foto 3x4

OBS: Após recepcionarmos a documentação, o candidato receberá resposta da análise de sua documentação no prazo de até 5 dias úteis e deverá proceder com o pagamento de sua candidatura.