MESTRADOS

escritorio-cadeira-mesa.jpeg

Designer

APRESENTAÇÃO
Os novos contextos económicos, políticos e sociais contribuíram para acelerar a mudança de paradigma nos cenários de produção - consumo, à escala global. A adaptação a esta nova realidade pressupõe criar, urgentemente, condições para o crescimento económico e, simultaneamente, estimular novas práticas de consumo. Ou seja, implica configurar visões de futuro e desenvolver estratégias inovadoras de investigação e desenvolvimento com vista à produção, internacionalização e lançamento de bens e serviços transacionáveis, únicos e sustentáveis.
Ser inovação, por via do design, é um imperativo reconhecido pelos 'players', mas que nem sempre tem passado à prática com a eficácia desejável. Por essa razão, ainda é visto com alguma desconfiança. As competências distintivas operativas capazes de gerar valor e significado, de um modo sustentado são as competências cada vez mais valorizadas pelo mercado; num futuro próximo serão as mais procuradas, porque a competitividade e o sucesso das organizações depende, quase exclusivamente, delas. É urgente incutir confiança nos 'players' através de profissionais altamente qualificados, conhecedores das diversas realidades, capazes de colaborar ativamente na reinvenção de novos contextos industriais e de novas práticas - reinventar a indústria e os processos, rever e encontrar as novas necessidades dos utilizadores, descobrir as oportunidades e implementar as melhores soluções estratégicas de produto / serviço, de comunicação, de ambientes e de experiência, centradas no utilizador.
A Universidade, ciente deste desígnio e consciente da sua responsabilidade social no ensino do design através da investigação, propõe um desafio a todos aqueles que se sintam motivados para serem parte ativa na mudança: fazer parte de uma comunidade intelectual que reveja no mestrado em Design a oportunidade para participar numa “fábrica de ideias” e aí desenvolver as competências técnicas, de liderança e de empreendedorismo em processos estratégicos de inovação e design.
O corpo docente do mestrado em Design é constituído por professores qualificados e experientes, quer no ensino na área científica quer no exercício da prática profissional em design. Contribuirão para inspirar e desenvolver nos alunos / investigadores as competências mais adequadas nas componentes curriculares e nos projetos de investigação subsequentes, para a obtenção da qualificação e do grau de mestre na área científica e no tema escolhido para investigar.
A Universidade está a procurar, entre as organizações com maior potencial para a inovação, aquelas que poderão estar diretamente envolvidas nos projetos de investigação dos nossos alunos de mestrado. As parcerias entre a universidade e as empresas constituem uma estratégia para aproximar interesses e fazer convergir os objetivos a atingir nos processos de investigação, de modo a alcançar o sucesso e a abrir espaço para novas oportunidades de colaboração.
Estes novos profissionais, mestres em Design estarão em condições de competir no mercado global de trabalho; serão capazes de inspirar e liderar equipas multidisciplinares e criativas de inovação e design, de visionar o futuro, de descobrir conceitos únicos com valor e significado, e de lançar no mercado novos produtos e serviços sustentáveis, focados nos utilizadores.
DESTINATÁRIOS
Podem candidatar-se ao curso de Mestrado em Direito:
Titulares de grau de licenciado (graduação) ou equivalente legal;
Titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
Detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.

 

PLANO DE ESTUDOS

 

1.º Ano
MÓDULOS
2.º Ano
Desenvolvimento da Dissertação (12 meses)
FUNCIONAMENTO DO CURSO
TURMAS INICIANDO EM JANEIRO/2018 
Os módulos ocorrerão em Portugal, na sede das Universidades.
Os candidatos que optarem em assistir aos Módulos do ciclo de estudos entre os dias 15/01 a 16/02/2018, serão matriculados no ano letivo 2017/2018.  O Curso de Mestrado tem duração de 2 anos. Os alunos que concluírem com êxito a parte curricular (ciclo de estudos) do Curso e tiverem o seu Projeto de Pesquisa aprovado, terão um orientador nomeado e seguirão para a elaboração da Dissertação, tendo um ano para concluir a mesma e depositá-la na sede da Universidade para que seja organizada a Banca de defesa da Dissertação, que ocorrerá na sede da Universidade, em Portugal.
RECONHECIMENTO DO TÍTULO
Os Cursos são reconhecidos em todos os países integrantes da União Europeia. No Brasil, todo o processo de reconhecimento de diplomas de cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) expedidos por universidades estrangeiras deverão seguir as orientações da Resolução do MEC/CNE/CES nº 03 de 22 de junho de 2016 – site da CAPES: http://www.capes.gov.br/acessoainformacao/perguntas-frequentes/avaliacao-da-pos-graduacao/7423-revalidacao-de-diplomas-obtidos-no-exterior.
DOCUMENTAÇÃO PARA ANÁLISE DE CANDIDATURA
A documentação deverá ser enviada para o e-mail: contato@forum-pi.com.br
Curriculum atualizado;
Diploma da Graduação;
Histórico da Graduação;
Comprovante de residência;
RG;
CPF;
Foto 3x4
OBS: Após recepcionarmos a documentação, o candidato receberá resposta da análise de sua documentação no prazo de até 5 dias úteis e deverá proceder com o pagamento de sua candidatura.
 

   Cadastre seu e-mail   

Receba noticias e se mantenha informado