universidade-comemoracao-universitarios.jpg

MESTRADOS

Mestrado é um grau acadêmico recebido por um indivíduo e concedido por uma instituição de ensino superior, normalmente por uma universidade

O mestrado é considerado um curso de pós-graduação stricto sensu, ou seja, que possui entre 2 a 5 anos de duração. Ao completar o curso de mestrado, o indivíduo recebe o título de mestre na área específica que foi estudada. 

No final do curso de mestrado, normalmente, o estudante deve apresentar uma tese de dissertação sobre determinado tema que seja de interesse para o ramo de estudo escolhido. A dissertação também deve ser defendida em uma apresentação para uma banca de juízes (por norma, professores doutores da universidade), que avaliarão o trabalho e concederão a nota final. 

Na hierarquia dos graus acadêmico, o mestrado está entre a licenciatura ou bacharelato e o doutorado

Atualmente, com a ajuda das novas tecnologias de informação e comunicação, cresce no país o número de cursos de mestrado à distância. O mestrado à distância é uma modalidade de ensino não-presencial, ou seja, é dispensável a presença física de um professor ou tutor para ministrar as aulas, que podem ser assistidas a partir de computadores em qualquer lugar do mundo, por exemplo. 

Em alguns países, como em Portugal, o mestrado é um grau acadêmico que é incorporado aos cursos de licenciatura. Com o Processo de Bolonha (acordo que estabelece o Espaço Europeu de Ensino Superior), os estudantes de licenciatura recebem o título de mestres automaticamente, assim que terminam os seus estudos, pois o curso de mestrado é integrado ao de licenciatura. 

Outra modalidade que está ganhando espaço é o mestrado profissional, que qualifica o estudante para o mercado de trabalho, ao contrário do modelo tradicional de mestrado que encaminha o aluno para o meio acadêmico. 

   Cadastre seu e-mail   

Receba noticias e se mantenha informado